sábado, 11 de dezembro de 2010

maquete física

Após um estudo do parque da Taciane Martins, uma maquete física foi realizada e após vários "monta e desmonta/cola e descola" cheguei à uma representação bem parecida com a proposta do parque dela. O mais interessante em montar esse parque foi que aprendi a interpretar uma modelagem virtual e passá-la para o real, uma vez que não é tão simples construir uma maquete. Muitas vezes o virtual parece fácil de sustentar, como se tudo fosse perfeito, mas ao desenvolver a maquete tive que ter muita paciência para lidar com a produção das diversas pecinhas que formam o parque.
Na primeira etapa do desenvolvimento da maquete, tivemos que realizá-la usando papel, eu usei o paraná, por ser mais rígido, firme e ter a espessura um pouco mais grossa do que a de um papel normal; assim, não tive problemas na hora de colar as partes. No parque da Taciane a parte superior era cheia de elementos sólidos [muitos deles ortogonais] que se interligavam,sendo de diferentes tamanhos e posições; sendo assim, o professor Sandro me orientou a recriar a parte superior, mas mantendo a idéia e as características do parque virtual. Na minha primeira maquete me esforcei em representar da melhor forma possível, mas sem me dar conta, representei toda a parte superior de forma que as peças não eram sólidos e sim planos.
No dia da apresentação para o professor, fui chamada a atenção quanto a isso e na maquete final me preocupei em consertar essa parte superior, e me dediquei por algumas horas em montar pequenos sólidos para que depois eu os colasse na maquete, e assim foi feito e o resultado chegou bem mais próximo do parque do que na primeira representação.
A realização dessa maquete foi muito importante para mim, já que esse trabalho me mostrou que para que uma maquete seja bem feita precisamos antes de tudo de ter bastante paciência e dedicação, pois só assim chegaremos em um resultado satisfatório. E é claro, temos também antes de tudo fazer um estudo do virtual para sabermos e entendermos qual o melhor material a ser usado, quais são os pontos principais da maquete, quais são os pontos de sustentação.
Encerro o ano de 2010 satisfeita com as minhas produções, mas ciente de que ainda há muito o que aprender, seja no mundo virtual (e, diga-se de passagem complexo!) dos projetos, como no mundo real e elaborado da produção de maquetes.


Segue abaixo algumas fotos da maquete virtual e da maquete física já finalizada.

[para melhor visualização das imagens, clique nas mesmas.]




Nenhum comentário:

Postar um comentário